Buscar
  • Maria Moura

Entrevista Izabelle Falcão


Quem é Iza Falcão?


Proprietária do Arte Iza Falcão, Izabelle Falcão se consideram uma mulher orgulhosa pelo que se tornou hoje. “Já passei por muito perrengue, então olhar pra trás e ver que venci e passei por cima de tudo pra continuar aqui, é muito satisfatório”. Destacando-se na arte de Lettering, termo que caracteriza a arte de desenhar letras e utilizá-las como forma de ilustração, Iza conta que seu interesse começou quando estava na reta final de um curso de design. “Li algumas coisas sobre Lettering e comecei a ficar curiosa pra aprender. O interesse começou antes mesmo de saber o que era Lettering”.


Com inspirações em Karol Stefanini e Xandy Arte, Iza conta que suas vivencias também são parte importante na composição dos seus trabalhos como um todo. Seu projeto ‘Lettering Urbano pelas ruas da cidade’, utiliza a arte de desenhar letras, destacando frases de impacto. “Tô sempre usando o Lettering pra mostrar visualmente tudo o que a gente sente, é um ato de resistência através da escrita”.


O seu gosto pela arte foi tão forte que Iza acabou fazendo do Lettering um negócio e criou a Arte Iza Falcão. Quando questionada sobre como surgiu a ideia, Iza afirmou que já fazia bicos como design, mas o que ela realmente queria era trabalhar com a arte desenhada à mão. “O Lettering me proporcionou isso, comecei com quadros de MDF e até com garrafas de vidro. Depois disso, meti a cara na temporada de artes nas paredes e nunca mais parei”.


Suas vitrines e paredes com Lettering ganharam destaque na cidade. Iza conta que o cenário cultura ajudou na promoção do seu trabalho pois, quando começou, a arte Lettering ainda não era muito conhecida. “Foi quando aproveitei a oportunidade e comecei a lançar a arte na cidade. Deu tudo certo e a minha arte foi bem recebida na cidade”.


A BKN perguntou para Iza quais as melhores e piores partes de ser artista na cidade. Para ela, depois de 2 anos na cena artística, “a melhor parte é o sorriso após a arte finalizada e as amizades que conquisto e a admiração que fica ao longo do trabalho”. Já as piores partes, assim como muitos artistas entrevistados no site já afirmaram, é a desvalorização do seu trabalho. “Sempre tem alguém que, mesmo sem querer, acaba desvalorizando todo tempo e trabalho do artista”.

Perguntamos também se Iza já sofreu preconceito e como lidou com isso. “Quando a gente é criança, preta e de periferia sempre rola umas porradas e piadinhas na vida né? Sempre fica resquícios de racismo na infância, e até mesmo atual. Antes eu ficava triste, sentia vergonha da minha cor. Hoje em dia eu corrijo, vou pra cima. Vou lidando da melhor forma pra que nunca mais aconteça”.


Questionada se sentia alguma diferença no tratamento como uma artista negra no cenário da cidade, Iza afirma que sim. “Já tive clientes da classe alta que ficaram surpresos ao me ver pessoalmente – é nítido, a gente sempre percebe. Surpresos ao ver uma mulher preta, profissional, e que nunca fez aulas em escolas caras. Pra mim, esse é o melhor tapa na cara de uma mente racista. Tive que ser duas vezes melhor, aprender duas vezes mais, correr atrás sem indicação e, hoje em dia, colho os frutos de todo o trabalho duro que já tive”.

Sobre seus planos para o futuro, Iza afirma que espera “ser a artista rica da família (risos). Pretendo continuar com a arte, afinal não me imagino sem isso. Estar com os meus projetos em andamento, acessibilidade do Lettering na periferia, dar aulas de Lettering, viajar fazendo e vivendo da minha arte. Essa é a minha meta”.


Siga e apoie o trabalho de Iza Falcão

Instagram: https://www.instagram.com/iza_falcaoo/

Instagram Arte Iza Falcão: https://www.instagram.com/_artefalcaoo/

247 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

(92) 98420-6790

Manaus - Amazonas

  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook

©2020 por Blackout Norte.